quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Com ajuda de Schumi, Massa projeta nova pista para Desafio das Estrelas


por: Guga Fakri


Depois de lançar o Racing Festival, nova categoria do calendário nacional idealizada por ele, Felipe Massa prepara uma novidade em outro evento que organiza. O piloto da Ferrari projetou uma nova pista para o Desafio Internacional das Estrelas, corrida de kart que realiza anualmente em Florianópolis e recebe grandes nomes do automobilismo mundial, como Michael Schumacher, heptacampeão mundial de Fórmula 1, e Jeff Gordon, astro da Nascar norte-americana.

O novo traçado foi desenhado pelo próprio Felipe Massa e por Lucas Di Grassi, brasileiro que atualmente divide a função de piloto reserva na equipe Renault com a disputa do campeonato da Fórmula GP2. No entanto, vários pilotos que participam da festa, inclusive Schumacher, deram suas sugestões para a nova pista da capital Catarinense.

"O Lucas foi o designer principal, mas desenvolveu as idéias junto com o Felipe. Mas também junto comigo e todos os pilotos que são nossos amigos. Então tem Popó [Bueno], Thiago [Camilo], Marquinhos [Gomes], todo mundo. O Schumacher também gostou, a gente mostrou pra ele e ele falou 'não, mas podia mudar aqui, mudar ali'", contou Dudu Massa, irmão de Felipe e um dos organizadores do evento.

Lucas Di Grassi explicou alguns detalhes do projeto. "Me inspirei nas minhas curvas preferidas dentro do calendário da F-1. Como por exemplo, curva 8 da Turquia e curva 1 da China. A intenção foi criar mais pontos de ultrapassagem, para dar mais emoção e deixar os karts mais próximos", contou o piloto brasileiro, terceiro colocado no Mundial de GP2. "A principal mudança está no asfalto e na largura. A nova pista tem tamanho oficial, poderia receber um Mundial de Kart, por exemplo."

Carlinhos Romagnoli, sócio de Massa e responsável por toda a estrutura do Desafio das Estrelas, justificou a necessidade de construir um novo kartódromo. "A outra pista tinha sérios problemas estruturais. Já não era mais recapeamento, ela tinha problemas no solo, então afundava", falou Romagnoli. "Para trazer todas as feras que o Felipe quer trazer, você tem que pelo menos oferecer uma pista bacana. É um kartódromo muito antigo, que já não tinha condições para fazer um evento desse porte."

Ano passado, o Desafio das Estrelas contou com um grid de alto nível. Para ser campeão, Rubens Barrichello precisou vencer Schumacher, Massa, Nelsinho Piquet, Tony Kanaan, Lucas Di Grassi, Vitantonio Liuzzi, Thiago Camilo, entre outros. Em 2009, a prova poderá receber novos candidatos ao título.

"O Robert Kubica é um que fala sempre em vir. Todos conhecem o Desafio, mas sempre depende de disponibilidade na agenda. Mas acredito que esse ano a gente dê uma aumentadinha na lista dos nomes de Fórmula 1. Não está confirmado ainda, mas o próprio Villeneuve falou que tem interesse, e o Coulthard também", disse Dudu Massa.

Em 2008, 12 mil pessoas lotaram as arquibancadas do Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis. Segundo Carlinhos Romagnoli, o novo kartódromo terá capacidade para 30 mil espectadores. A quinta edição do Desafio Internacional das Estrelas está marcada para os dias 27, 28 e 29 de novembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores