quarta-feira, 17 de março de 2010

Hamilton Ganha na Revisão de Resultado de Março



No último sábado, Hamilton Gamero teve problemas mecânicos e foi obrigado a para no box para troca de seu kart.

Até então seria uma parada comum se não fosse pelo fato do fiscal de pista não ter trocado o chip e atualizado as informações de contagem de voltas.

Ou seja, Hamilton perdeu mais voltas do que devia e terminou a corrida em penúltimo lugar.

O caso foi julgado pela C.A.C.A - Conselho para Assuntos Complexos e Aleatórios. Como Hamilton é membro do Conselho, o coordenador Ricardo Soares assumiu seu posto para esse caso específico.

O Conselho levou em consideração que a falha foi externa e estava além do controle do piloto que se viu obrigado acatar o procedimento interno da pista.

Também foi levado em consideração que Hamilton teria garantidamente 2 pontos a mais. Poderia até supostamente ter ganho 3 pontos, porém a decisão foi embasada apenas em dados concretos e as condições de suposição foram utilizadas para margear os fatos.

Em um primeiro momento, Hamilton subiria duas posições e imediatamente faria os demais pilotos logo abaixo descerem uma. O Conselho considerou que não há como prever uma situação concreta de como seria o final da corrida se o Hamilton estivesse em pista no período da falha. Portanto ninguém sofreu perda de pontos ou de colocação na corrida.

Para histórico, Hamilton continuará constando como 12º colocado desta corrida porém com 2 pontos a mais na pontuação. Isso o mantém na mesma situação na colocação geral pois seus pontos foram para descarte. Os demais pilotos que estariam abaixo de Hamilton não sofreram perda de pontos na corrida.

Esse caso é excepcional e a mema regra não deverá ser utilizada no futuro. O texto utilizado pelo Conselho foi o seguinte:

"Essa regra é excepcional e apenas está sob utilização devido à falta de uma regra equivalente. Fica registrado que toda e qualquer situação que envolva falhas operacionais dos funcionários das pistas e que não estão contempladas nas regras vigentes não serão acatadas valendo então somente o resultado final da corrida sendo este indiscutível desde que fatos absolutamente indiscutíveis oponha-se ao resultado impresso."

Ou seja: excessão à falta de regra. Agora temos um exemplo de como agir nesses situações.
Nesse caso, a C.A.C.A definiu dois tipos de falhas exclusiva para esse caso: Humana e Mecânica.

Falha Humana = Falhas ocasionadas por erros operacionais da organização da pista e fica passível de recurso a ser julgado pela C.A.C.A.

Falha Mecânica = Falhas de manutenção no kart são comuns e não são passíveis de recurso devendo o piloto arcar com a má sorte.

O caso do Hamilton foi uma mescla dos dois tipo de erro. Começou com uma falha mecânica mas houve uma falha humana envolvida.

No total Hamilton pedeu 6 voltas onde 4 delas foram reconhecidas como Falha Humana no que resultou em 2 pontos a mais.

Questionados sobre a probabilidade da decisão inédita iniciar uma alta na incidência de recursos do mesmo tipo, a C.A.C.A. informou que casos de abusos ou que evidenciem má fé, sequer serão protocolados. No caso do Hamilton, o próprio piloto trouxe provas da falha operacional e deu entrada no processo.

Hamilton ganhou a causa, porém sua posição e pontos no campeonato não sofreram alterações, pois mesmo com seus dois pontos a mais, este ainda foi seu pior resultado. Dessa forma ainda utilizou esse resultado como descarte.

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